Documento e informação: aspectos históricos, conceitos, abordagens de informação e comunicação.
Documentação e informação no campo da Museologia e no tema Patrimônio. Campo museológico e Linguagem
de Especialidade (terminologia). Relação entre informação e conhecimento: pesquisa e produção científica.
Documentação e perspectiva conceitual e prática: exs: registro do patrimônio material, imaterial, musealizável e
musealizado. Interdisciplinaridade e aplicação disciplinar da Documentação e Informação no campo da
Museologia: o exemplo da Informação em Arte. Objetos/espaços musealizados e modelos/formatos de
Documentação e informação segundo a sua natureza: aplicações no Brasil e no exterior, instituições produtoras.
Museus e o ciberespaço: convergências e divergências conceituais: museus virtuais, digitais, eletrônicos, na
Web etc. Ferramentas tecnológicas para recuperação, acesso e uso da informação em museus. Ampliação e
universalização de canais de comunicação e informação na Web e impactos na pesquisa e produção científica.
Documentação e Informação no combate ao tráfico ilícito de bens culturais.
Apresentar a Comunicação como processo e o Museu como instância comunicacional, que se realiza no momento da relação. Debater ideias e conceitos sobre a Teoria da Comunicação e sua influência no desenvolvimento da Teoria da Museologia. Analisar os modos e formas através dos quais o Museu comunica. Analisar o Museu como signo e as diferentes alternativas e possibilidades de desenvolvimento de linguagens próprias do Museu – as denominadas ‘linguagens museológicas’. Investigar a exposição como representação e principal via de comunicação do Museu, analisando as diferentes linguagens comunicacionais utilizadas em exposições: linguagem cenográfica, linguagem acadêmica, linguagem poética, linguagem pedagógica, bem como as transformações possibilitadas pelo advento das novas tecnologias da informação e da comunicação. Discutir as relações entre museu e visitante, no âmbito das exposições.
Disciplina do mestrado interinstitucional UNIRIO/UFPE.
- Professor: Bruno Melo de Araújo
- Professor: Emanuela Sousa Ribeiro
- Professor: Teresa Scheiner